O site Lonely Planet reuniu as principais dicas quando o assunto é desbravar o Havaí
Foto: Jamesl Perry/ Wikimedia/Reprodução
O'ahu: a ilha se destaca pela beleza das praias, museus e boa alimentação. Aqui, a miscigenação entre o Oriente e o Ocidente é visível. Ao explorar o local, que está há uma curta distância do centro de Honolulu, vale conferir as galerias de arte, museus e monumentos. A culinária também é um forte, com foco nos gastropubs.
A Ilha Grande: é a melhor ilha para caminhadas, programas culturais e apreciação da vida selvagem. Quem visita o local não pode deixar de conhecer o Kilauea, o vulcão mais ativo na Terra. Na Ilha Grande, a cultura é participativa. Os turistas são convidados a criar uma lei, dançar uma hula e ver como os peixes são capturados a velha forma no Havaí. Golfinhos, tartarugas marinhas e baleias jubarte completam o cardápio de atrativos.
Maui: importante para quem quer traçar um roteiro com boas praias, Maui é conhecida pelo sol e surf. Porém, a ilha tem praia para todos os gostos: enseadas calmas para mergulho, pedras preciosas escondidas para os aventureiros e algumas das maiores ondas surfáveis do planeta. Fazer uma trilha por lá inclui a experiência de se andar entre cachoeiras, florestas de bambu e o Volcanic National Park. A culinária, pautada nas referências locais, oferece grande quantidade de peixes e alimentos orgânicos.
Lana'i: Quem quer sossego opta pela ilha Lana¿i. Ignorando as excelentes vistas para outras ilhas, Lana'i parece um pouco isolada do prazer subtropical longe do resto do mundo. Não há muitas pessoas, a paisagem é dura e você pode se divertir em aventuras explorando cantos não visitados. Quase toda a ilha fornece abacaxi para os outros países.
Moloka'i: a maioria da população, mais de 50%, tem herança indígena. Os moradores ressaltam a preservação da terra e da cultura. A ilha ainda tem o São Damião, um jovem padre que viajou para a península da ilha Kalaupapa em 1873 para cuidar de pacientes de hanseníase e se tornou o primeiro santo da América. Penhascos altos, florestas tropicais enevoadas, cachoeiras escondidas e praias desertas são apenas algumas das características que atraem os turistas.
Kaua'i: com a luz mais próxima de tráfego há 20 km de distância, o North Shore é o lar de muitos que vieram para o check-in e ficou para sintonizar. Surf e caminhadas perpetua a vida North Shore. O melhor sol da ilha está em Po'ipu. Já o terreno acidentado nas faixas de Garden Island, mostram falésias e cânions de tirar o fôlego.