Açaí
Hoje mostraremos pra você a culinária da região norte, nordeste e centro-oeste, em continuação às nossas matérias sobre a culinária brasileira.
Região Norte
Composta pelos estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins.
Publicidade
Pratos e bebidas típicos
Roraima - Neste estado você encontra opções variadas. Não possui uma comida tipicamente regional. Podemos encontrar os seguintes pratos: carne de sol, paçoca com banana, feita com a mistura de farinha, banana e carne de sol, tapioca feita de goma de macaxeira, guisado de galinha, caldeirada, etc. Entre as frutas podemos destacar: cupuaçu, graviola, buriti e açaí.
Amazonas - A culinária amazonense é uma das mais exóticas do país. Tem forte influência indígena. O peixe é a base da alimentação e os pratos são temperados com pimenta, herança dos índios que não conheciam o sal. Neste local temos à nossa disposição peixes de água doce e deliciosos pratos como, pato no tucupi, tacacá, tambaqui na brasa, pamonha, doce de buriti, pudim de cupuaçu, etc.
Acre - No acre temos uma mistura da cozinha nordestina, paraense, síria e libanesa. Os seguintes pratos são apreciados: carne de sol, baião de dois, cuscuz de milho, pamonha, tapioca, quibe cru e frito, tabule, esfihas, macaxeira cozida e doces como cocadas, bananadas, açaí, graviola, buriti, cajá e outras frutas típicas.
Rondônia - Assim como nos demais estados, em Rondônia a culinária é a base de peixe, também com influência indígena. Possui pratos variados, de outros estados, como caruru, caldeirada de tucunaré, pato no tucupi, tacacá, munguzá e doces de buriti.
Pará - Na culinária paraense há predomínio de influências indígenas e grande utilização de produtos oriundos da floresta amazônica. A base da cozinha do Pará é a mandioca, utilizada no preparo de beijus, pirões e mingaus. Encontramos em diversas preparações também a castanha-do-Pará. Outras preparações como pato no tucupi, maniçoba, jambu e tacacá também são bastante consumidos.
Amapá - Neste local podemos destacar pratos como o tucunaré recheado, maniçoba, pescada da gurijuba, camarão ao bafo, etc. Na sobremesa são consumidas as frutas típicas: bacuri, mucajá, murici, pequiá e outras.
Tocantins - Tem predomínio da cozinha indígena, portuguesa, paulista e mineira. Encontramos neste estado, arroz com pequi, feijão tropeiro, galinhada, peixe na telha e outras preparações.
Região Sul
Constituída pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, possui grande influencia européia, principalmente italiana e alemã. Nesta região a temperatura é a mais baixa do Brasil. Em certas cidades, a temperatura chega a ficar abaixo de zero. Com o frio, aumentamos nosso consumo calórico diário?
Pratos e bebidas típicas
Paraná: Com influência portuguesa, alemã, italiana, polonesa-ucraniana. O barreado é o prato típico deste estado. A preparação é feita em panela de barro, preparado com charque, toucinho e temperos, servido com banana assada, batata, farinha ou pirão. Entre outros pratos, podemos destacar a tainha na telha e a caçarola italiana.
Santa Catarina: Assim como no Paraná, este estado tem influência portuguesa, italiana e polonesa-ucraniana. Podemos encontrar broinha de fubá, marreco recheado, costela de porco cozida, repolho roxo refogado, strudel de maçã, pratos à base de frutos do mar, siris, camarões, lagostas, etc.
Rio grande do Sul: Churrasco, este é o prato tradicional. É feito com pedaços grandes de carnes, em fogo de lenha. Conforme vai assando as partes externas, essas partes são fatiadas até que as partes internas assem também. O único tempero utilizado é o sal grosso, para que permaneça o gosto original da carne assada no calor da brasa.
O chimarrão é outro marco do Rio Grande do Sul, é uma erva com sabor amargo, servido quente e sorvido pela bomba, contido numa cuia. É uma tradição entre os gaúchos.
Não podemos deixar de falar também do arroz de carreteiro, puchero, feijão campeiro, ambrosia, papo de anjo, doce de ovos e frutas cristalizadas e em calda.
Receitas
Igridientes:
4 macaxeiras, cerca de 1 1/2 k (na Bahia, aipim)
água que cubra a macaxeira
1/2 pimentão picado
1/2 xícara de óleo vegetal
1 colher de sopa de extrato de tomate
Ferva estes ingredientes por meia hora ou ate a macaxeira amaciar. Bata tudo num liquidificador. Deixe de lado.
Faca 1 1/2 xícara de leite de coco (1/2 coco e 1/2 água)
Cozinhe 2 K de camarão fresco com as cascas (receita do camarão ao alho).
Escorra o liquido que formar na panela e junte-o a mandioca. Quando o camarão esfriar, descasque-o guardando as cabeças.
Remova a parte escura de dentro das cabeças. Coloque as cabeças no liquidificador com 1 1/2 xícara de água. Bata durante 30 segundos. Coe o caldo para dentro do purê de mandioca e jogue fora o resto das cabeças.
Faca o segundo refogado com os seguintes ingredientes:
4 xícaras de água
4 tomates picados
1 dente de alho picado
8 galhos de coentro fresco
1 cebola media partida
1/2 xícara de azeite
1/2 pimentão picado
1/2 colher de chá de pimenta
3 cebolinhas picadas
2 colheres de sopa de azeite de dendê
Ferva estes ingredientes por 1/2 hora. Quando amornar coloque no liquidificador e bata bem.
Misture numa panela grande:
O primeiro refogado com o purê de macaxeiras.
O leite de coco.
O camarão.
O segundo refogado.
Esquente sobre fogo bem baixo e não ferva. Sirva o Bobo de camarão com Arroz Branco.
Igridientes:
1 kg de filé cortado em 4 bifes grossos
5 dentes de alho socados
1 pitada de pimenta-do-reino
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de conhaque ou uísque
1 lata de milho verde
folhinhas de salsão para enfeitar
Preparo:
Tempere os filés com alho, sal, pimenta-do-reino e óleo. Deixe marinar por 30 minutos.
Coloque os bifes em uma grelha e deixe até que fiquem bem grelhados dos dois lados.
Coloque os bifes grelhados em uma travessa, conservando-os quentes (deixe a travessa no vapor de uma panela).
Em uma frigideira derreta a manteiga; acrescente o uísque ou conhaque e risque um fósforo. Deixe evaporar por uns segundos.
(Logo o fogo se apaga. Se isso não acontecer, coloque uma tampa sobre a frigideira).
Acrescente ao caldo que se formou na frigideira, o requeijão cortado em pedacinhos.
Mexa até que o requeijão se dissolva. Coloque esse molho bem quente sobre os bifes de filé mignon.
Enfeite com milho verde e salsão.
Frango a Três Queijos
Igridientes:
1 Kg de peito de frango
Alho
Óleo
Ingredientes para o creme:
1 cebola média picada
2 colheres de sopa de margarina
2 latas de creme de leite
1 cálice de vinho branco seco
300g de queijo provolone
300g de queijo catupiry
50g de queijo parmesão ralado
Pimenta de reino a gosto
Preparo:
Prepare o frango: corte o frango em cubinhos e tempere com o alho. Reserve por pelo menos 1 hora. Frite um pouco no óleo e depois acrescente o extrato de tomate e o caldo de galinha. Tampe a panela e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Quando o frango estiver macio, retire do fogo e reserve.
Prepare o creme: frite a cebola na manteiga até dourar. Em seguida, acrescente o creme de leite com o fogo baixo. Acrescente então o queijo provolone e o vinho, mexendo até derreter bem. Acrescente então o queijo catupiry e o parmesão, mexendo bem até derreter e formar uma mistura homogênea.Coloque então a pimenta mexa mais um pouco e retire do fogo.
Coloque o frango por cima deste creme, mexendo delicadamente para o frango não despedaçar.
Dicas: Compre um queijo provolone de consistência macia, pois derrete melhor.
Quando o frango estiver pronto, provavelmente irá conter uma grande quantidade de caldo, portanto, quando for adicioná-lo ao creme, use uma escumadeira para que o caldo escorra e não torne o creme muito ralo. Esse caldo poderá ser reservado e até congelado para ser usado em outros pratos.
Sirva o creme de frango com arroz e batata palha.